SESSÕES DE LEITURA DE PORTFÓLIO

 

RESULTADO

Agradecemos a todos os que participaram das leituras de portfólio do 7º Festival de fotografia Floripa na Foto.

Recebemos portfólios de muita qualidade e em comum acordo com nossos leitores, Alexandre Sequeira, Glaucia Nogueira e Marcelo Greco, escolhemos 4 autores que terão seus portfólios publicados em fevereiro de 2023 com apresentação de Lucila Horn.

Autores contemplados:

  • Paloma Gomide e Nilmar Lage na Plataforma Iandé – França, com edição de Glaucia Nogueira
  • Marisi Bilini e Angelo Arantes na Revista Bex - Argentina com edição de Jorge Piccini.

 

As leituras de portfólio do Festival de Fotografia Floripa na Foto serão realizadas através de sessões individuais via Zoom, nos dias 16 e 17 de novembro.  Cada artista apresentará seu portfólio para 3 profissionais qualificados para analisá-las e trazer contribuições para o trabalho.

 

Pré-inscrição:

Até o dia 7 de novembro através do link, com envio do portfólio (sugestão de 15 a 30 imagens) em arquivo único em PDF.

 

Sobre:

  • Serão 12 selecionados para participar das sessões;
  • O resultado final da seleção será divulgado no dia 10/11;
  • Investimento para os selecionados: R$ 300,00;
  • Cada sessão terá duração de 25 minutos.

 

Publicação:

Dois portfólios serão escolhidos para publicação na Plataforma Iandé - França com edição de Glaucia Nogueira e outro publicado na Revista Bex - Argentina com edição de Jorge Piccini.

Leitores:

Foto pessoal 2021.jpg

Alexandre Sequeira

Artista visual e fotógrafo, é Mestre e Doutor em Arte pela UFMG e professor na graduação do Curso de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará - UFPa/Brasil. Participa de Encontros de Fotografia, Seminários e Exposições no Brasil e exterior, podendo-se destacar "Une certaine amazonie" em Paris/França; Bienal Internacional de Fotografia de Liège/Bélgica; Exposição no Centro Cultural Engramme em Quebec/Canadá; X Bienal de Havana/Cuba; Paraty em Foco 2009; FotoFestPoa 2010 e 2011; Festival de Fotografia de Recife 2010; Simpósio e exposição “Brush with Light”, na Universidade de Arte Mídia e Design de NewPort no Reino Unido; Festival Internacional de Fotografia de Pingyao/China; exposição “Gigante pela própria natureza” em Valência na Espanha; “GoaPhoto Festival” na Índia 2017; Bienal de Fotografia de Taipei em 2018; “Terra Brasilis: les photographes contemporains brésiliens” 2019; “Latin American Photography”, Taiwan 2019; “Geração 00 – a nova fotografia brasileira; e Projeto Portfólio no Itaú Cultural em São Paulo/Brasil.  Tem obras no acervo do Museu da UFPa/Brasil, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas/Brasil; Coleção Pirelli/MASP e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu da Fotografia/CE e Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte contemporânea/ABAC e Biblioteca Nacional da França/Bnf.

Gláucia Nogueira.jpg

Gláucia Nogueira

É co-fundadora da plataforma Iandê (a fotografia brasileira na França).

Sua missão: buscar mais espaço para a fotografia brasileira na Europa.

Trabalha com imagem, é diretora de filmes institucionais, roteirista e fotógrafa.

Apaixonada por projetos artísticos, debuta suas primeiras curadorias.

Representou o Brasil no Fórum Avignon da Cultura na França durante três anos consecutivos.

Também é formada em História da Arte pela Escola do Louvre.

No Brasil, foi diretora de criação de agência e passou a dirigir filmes publicitários em 2001.

Formada em Comunicação pela PUCMG e em Cinema e Fotografia pela Universidade Federal de Minas. Gerais (UFMG ).

Marcelo greco.jpg

Marcelo Greco. Em seu trabalho, utiliza a fotografia como ferramenta de expressão pessoal.  Interessa-se também pela investigação de outros territórios: realizou trabalhos em Portugal (2003), França (2016 a 2018) e Itália (2020). Desenvolve projetos de intercâmbio cultural e residências artísticas em países como Holanda e França. É membro do projeto Territoire Sensible, uma plataforma franco-brasileira, que se articula em torno das artes visuais e busca refletir sobre um mundo em plena mutação. Realizou exposições individuais na Pinacoteca do Estado – SP, no Museu da Imagem e do Som – SP, no Centro Cultural São Paulo, na Caixa Cultural – SP, no Museu da Imagem do Som – Santos e nas instituições internacionais: Tropenmuseum (Holanda), Leica Gallery Solms (Alemanha), Leica Gallery Frankfurt (Alemanha). Publicou recentemente o livro “Abrigo” (Editora Origem, 2020), terceiro trabalho de uma trilogia pessoal. “Internal Affair” (Schoeler Editions, 2013) e “Sombras Secas” (Schoeler Editions, 2015), os dois primeiros livros desta trilogia, fazem parte do acervo da Library of Congress – USA. Publicou também os livros “Brasília” – Coleção Passaporte (Schoeler Editions, 2011), “Tempos Misturados” (Schoeler Editions, 2010), “A Sombra da Dúvida” (Sensible édition, 2017) e “Lágrimas Perdidas” (2017). 

PARCERIA:

iandé.png

Iandê é uma plataforma cultural internacional focada na França, visando comunicar sobre a fotografia brasileira. Nossa missão é criar iniciativas para aumentar a presença da fotografia brasileira na França e decodificar as atualidades da fotografia francesa para brasileiros. Iandé. Nós. Somos um link entre o Brasil e a França, para fotógrafos, curadores, galeristas, colecionadores, educação, pesquisa e instituições relacionadas à fotografia.

 

03.jpg

Bex es una revista de fotografía latinoamericana, un espacio concebido en la ciudad de Bariloche Patagonia Argentina, íntegramente pensado para la difusión ela fotografía latinoamericana. Desde el 2004 a la actualidad lleva divulgando y mostrando trabajos de más de 1000 autores del continente, editadas 56 revistas y 14 libros. .

 

Editor convidado

Jorge Piccini nació en Basavilbaso Entre Ríos en 1974. Luego de vivir 20 años en Santa Fe desde el 2002 vive y trabaja en la ciudad de San Carlos de Bariloche, Patagonia Argentina. Licenciado en diseño y fotógrafo. Docente en el área de Diseño Gráfico en nivel medio y terciario en el Instituto Superior Patagónico de la ciudad de San Carlos de Bariloche. Director, edición y contenidos de la Revista de Fotografía latinoamericana Bex Patagonia. Socio Director de circo es cultura, la revista argentina del circo. Es editor de los siguientes libros: Ella también, Charlas con fotógrafos latinoamericanos, Historia de una foto, Ese instante que no se olvida, Mensajes al poblador rural, Reforma (en coedición con Liliana Contrera), Antes de los aplausos, Patagonia (en coedición con Sol Tuero), Pequeñas anécdotas sobre la cuarentena (en coedición con Virginia Moreno), Dalceggio, Diego eterno, Erosión, Pelajes criollos en Patagonia, Adiós 35MM de Gisela Ardit, En el Ara de Bárbara Negroni, ADN de Martín Acosta, Las Batallas de Montechingolo de Yulian.
Ha expuesto, realizado ensayos, dictando charlas y talleres en Argentina, Chile y Ecuador. Dicta talleres de maquetado de libros en Espacio Gurruchaga en la ciudad de Bs. As. Se dedica a la edición y diseño de libros de fotografía, a la divulgación y realización de proyectos relacionados a la fotografía latinoamericana.

Coordenação

Lucila Horn. Curadora, artista, produtora e educadora, graduada em Artes Plásticas (CEART/UDESC), pós-graduada em Pintura (CEART/UDESC), Especialista em Arte e Ciências Humanas (CEART/UDESC), Especialista em Fotografia (UP), Mestre em Educação (FAED/UDESC e Cultura, Doutora em Educação com pesquisa na área de fotografia. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão (UDESC). Artista desde 1987, desde 1989 atua na área de educação e desde 2004 na produção cultural. Como curadora destacam-se as exposições “Brasil África em nós” (Parceria com Walter Firmo – 2009) no MIS SC, “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruidos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, co-curadoria de “Translitorânea” (2014) de Andrea Einchenberger com curadoria de Michel Poivert (França), no MESC e as edições da Feira Arte FOTO na Helena Fretta Galeria de Artes (2015 a 2021). Em 2021 esteve entre os 15 curadores convidados para o Les Rencontres d’Arles – Iandé & Photo Doc – Rituels photographiques | Un regard sur le Brésil.Participa como artista do coletivo 7Mulheres. É Membro da Rede de produtores da fotografia no Brasil. Coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto, o BC Foto Festival e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA. Curadora e organizadora junto com Laura Lavergne (Argentina) do Encontro de Livros de Fotografia de Autor – ELFA.

Lucila Horn.jpeg