SISTEMA PROFISSIONAL DA ARTE: CURADORIA, LEGISLAÇÃO E MERCADO


Com José Francisco Alves

24 e 25 de novembro das 13:00 às 19:00

Investimento: R$ 450,00 até o dia 10/11/2015

Após esta data o valor será de R$ 540,00

INSCRIÇÃO


Aborda questões profissionais do sistema de arte, como o mercado de trabalho do artista, a legislação (Direito Autoral, Impostos) e Mercados (institucional e comercial), na era dos curadores, das bienais e das feiras. Destinado a artistas (pintores, escultores, gravadores, fotógrafos, etc.); estudantes universitários de arte e educação artística; funcionários de organismos culturais, produtores culturais e interessados com algum conhecimento na área.

Programa:  O ARTISTA COMO PROFISSIONAL.  PREPARO DE EXPOSIÇÕES : Por onde começar? Quem decide quando estar pronto para expor? Exposições individuais e coletivas: títulos, técnicas, temáticas, frequências de realização/itinerâncias; Exposições através de editais, por convites, curadorias, etc.; Salões de arte, concursos e congêneres — tipos, características, dicas e orientações e respeito; O projeto de exposição coletiva; o projeto de exposição individual. O Curador. Quem é esta figura? Sua formação e seu papel nas artes visuais. Origens do Termo e da função Curador. O que é REALMENTE uma Curadoria? Quem pode ser curador? Como esta situação se encontra no momento? Curador de artista. Isso é possível? O MERCADO DE ARTE Tratativas com galerias de arte; quem define os preços de obra de arte? Como são regidas as comissões de venda e consignações? Porque o Mercado de Trabalho do Artista não é sinônimo de Mercado de Arte. Sistema de Leilões, outros tipos de venda e comercialização do trabalho. As Feiras de Arte. Que fenômeno é este? Relacionamentos com a imprensa. Como realizar a divulgação; Redação de press-releases; Relacionamentos com a crítica. O crítico de arte ainda existe?


OBS: Os primeiros dez inscritos receberão um kit de livros sobre o assunto.


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SOBRE O MINISTRANTE:

José Francisco Alves. Doutor em Artes Visuais – Crítica, Teoria e História de Arte, Pesquisador e Autor Independente. Tem ministrado mais de uma centena de cursos, palestras e conferências no Brasil, Europa e América do Sul, e publicado dezenas de artigos em periódicos científicos e de divulgação cultural, revistas e jornais, no Brasil, EUA, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai e Chile.

PRINCIPAIS LIVROS PUBLICADOS

• Stockinger – Vida e Obra. Porto Alegre: Multiarte, 2012, 304 p. ISBN: 978-85-65184-00-7

• Fontes d’Art no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Artfolio, 2009, 216 p. ISBN: 978-85-99012-03-1

• Transformações do Espaço Urbano. P. Alegre: F. Bienal do Mercosul, 2006, 128 p. ISBN: 85–99501–07–0 

• Amilcar de Castro – Uma Retrospectiva. P. Alegre: F. Bienal do Mercosul, 2005, 224 p. ISBN: 85–99501–03–8 

• A Escultura Pública de Porto Alegre – história, contexto e significado. Artfolio, 2004, 264 p. ISBN: 85–99012–01–0

INVENTÁRIOS E ADMINISTRAÇÃO DE ACERVOS

• Consultoria em inventário, gestão e administração de acervo artístico desde 1995, em instituições (Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 2011-13, SESC-RS, 1995-97) e acervos/coleções particulares.

FUNÇÕES E INSTITUIÇÕES

• Editor da revista As Partes. Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. ISSN: 2178-8685, desde 2011.

• Membro do Comitê Internacional de On the Waterfront, ISSN 1139-7365. The online magazine on Waterfronts, Public Space, Urban Design and Public Art <http://www.ub.edu/escult/Water/> Univ. de Barcelona (Espanha), desde 2007.

• Representante no Brasil da ASPM (Association pour la Sauvegarde et la Promotion du Patrimoine Métallurgique haute-marnais) <http://www.fontesdart.org/>, Saint-Dizier, França.

• Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e Conselho Internacional de Monumentos e Outros Sírios (ICOMOS).

• Membro Fundador do GEAP (Grupo de Estudio sobre Arte Público en Latinoamérica) em 2007, <www.geaplatinoamerica.org> Universidade de Buenos Aires (até jan/2013).

• Professor, desde 2000, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre.

Tem realizado curadorias desde 1990 em instituições como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Como Curador Chefe, entre 2011-2013), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2013), Museu dos Direitos Humanos do Mercosul (2014), Museu Universitário da UFRGS (1990), entre outras. Em especial, foi Curador-Assistente da 5.ª Bienal do Mercosul (2005), quando foi responsável pela curadoria das 5 exposições do homenageado, Amilcar de Castro.

SITE www.public.art.br

OUTRAS FUNÇÕES EM ARTE E CULTURA

• Curador-Chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (jan. 2011 a jul. 2013); • Curador-Assistente da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul (out. a dez 2005);

• Desde 1992 tem participado de dezenas Comissões de Seleção e Premiação de Concursos públicos de arte, salões de arte, editais de seleção de espaços de exposições e congêneres;

• Membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (dez. 1993 a dez. 2001 – 2 mandatos como membro eleito pelo segmento de Artes Plásticas e Cinema e Vídeo);

• Diretor do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre (2006);

• Diretor do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (nov. 1993 a jun. 1994);

• Diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais/IEAVI (nov. 1993 a jun 1994); • Presidente da Federação Nacional das Entidades de Artistas Plásticos/FENAP (1992-1993);

• Membro do Conselho do MAC-RS, 1992-93, e do Conselho do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1993-94);

• Presidente do 3° Encontro Nacional de Artistas Plásticos Profissionais, Curitiba (1992);

• Presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Chico Lisbôa, Porto Alegre (1991/92);

• Coordenador Técnico do 1° Encontro Latino-Americano de Artes Plásticas, MARGS (1989);

• Como ARTISTA, atuou como escultor de forma mais intensa entre 1988 e 2004, com a realização de mostras individuais e coletivas no Brasil e exterior, premiado em Salões de Arte e congêneres e obras em acervos de instituições, em 5 estados.