Espelho e Memória

Workshop para professores de arte

23 de novembro das 17:00 às 21:00

Inscrições: cursos@duoarte.com


Lilian_Barbon.jpg

Este workshop ministrado por Diana Solari (Argentina) e Lilian Barbon (Brasil), propõe a observação dos modos relacionais entre os sujeitos e suas estratégias criadoras, abrindo caminhos para a construção de uma estética participativa delineada por ações fotográficas.


Diana Solari, considera a performance um campo fértil para pôr em prática a interação artística e o des-limite dos gêneros. 


Trabalhando com escrituras cênicas, performáticas e experimentais associadas ao ato fotográfico, mistura diversas linguagens artísticas: a dança, a poesia, a música e a fotografia em tempo compartilhado.


Já Lilian Barbon, propõe um espaço de criação artística que envolverá três vertentes: a fotografia, o tempo e o movimento.


Apresenta diferentes processos fotográficos que demarcam o registro do movimento de um corpo em relação ao tempo proposto pelo ato fotográfico.


Para ambas artistas, interessa a interação entre a palavra, a música, a dança/movimento e a captura da imagem/conceito único e irrepetível, a partir do ato fotográfico.


Assim, pretende-se gerar vínculos, concebendo pontes de comunicação verbal e não verbal, com a participação ativa dos sujeitos, frente e atrás do dispositivo fotográfico.


Fotografia: Lilian Barbon




diana_2.jpg
Lilian_por_Alvaro_Diaz.jpg

Diana Solari é professora de danças Clássica e Contemporânea, Licenciada em Teatro em Universidade Nacional do Litoral, Diretora Teatral da Escola Municipal de Arte Dramática em Cidade de Buenos Aires, atualmente cursa Doutorado em Artes em Universidade Nacional de Córdoba e o Diplomado:  Momentumphilia: jornalismo crítico em artes do movimento: Colecionismo do efémero. Durante sua residência em Brasil nos anos 90, foi co-diretora, coreógrafa e bailarina do Ballet Estável do CIC- Centro Integrado de Cultura -  Grupo “Ronda” Grupo de Dança Contemporânea da Fundação Catarinense de Cultura. Desde 1993 atua como professora em universidades e escolas de teatro do Brasil (Santa Catarina) e Argentina (Buenos Aires e Entre Rios) no campo da dança e do teatro. Seu trabalho como coordenadora de performances, direção de grupos de investigação e extensão universitária, de grupos de teatro e de criação de coreografias para diferentes grupos de dança e como coordenadora de Festivais de Teatro implica uma ampla experiência na tarefa de investigação e na condução de recursos humanos. Dirigiu Projeto de Investigação e Desenvolvimento Anuais (PIDIN), denominado: Incidência dos princípios da Antropologia Teatral na construção do ator-bailarino.  Projeto já finalizado e aprovado em UADER. Desde 2007 é professora de Dança Contemporânea em Escola de Música, Dança e Teatro em Faculdade de Humanidades, Artes y Ciências Sociais em UADER, e professora de Teatro na Escola Municipal de Artes e Ofícios em Hasenkamp (Entre Ríos).  Desde 2013 é Diretora do Projeto de Extensão Universitária: Denominado: Estratégias da arte dramática aplicadas à aprendizagem-ensino da língua portuguesa como língua estrangeira em UADER.


Lilian Barbon é Fotógrafa e Artista Visual. Possui Graduação e Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Especialização em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Trabalha com fotografia desde 2005, ministrando diversas oficinas e workshops na área.

Sua produção é voltada às questões acerca do corpo e da autorrepresentação fotográfica, utilizando processos fotográficos históricos, tais como a “cronofotografia” e o “fotodinamismo”, para a composição de suas imagens.

Apresenta um vasto currículo com exposições em inúmeras galerias e instituições culturais. Entre suas exposições individuais destacam-se: Cronofotografias do Self (2012) e Autorretrato (2015). Possui diversas premiações na área de Fotografia e Artes Visuais, podendo destacar: Prêmio “Llamale H”, pela Asociación Civil por la Cultura y la Diversidad, em Montevidéu - UY; Premiação no XX Encontro de Artes Plásticas de Atibaia/SP; Premiação no 14º. Salão UNAMA de Pequenos Formatos, em Belém-PA; Premiação no III Concurso de Fotografia Next-Photo, com o tema: “Retrato: Imagens da Alma”, em São Paulo – SP.