DO PRÁTICO AO POÉTICO: FOTOGRAFIA DOCUMENTAL



Com Guy Veloso

26, 27, 28/11 das 14:00 às 18:00

Investimento: R$ 450,00 até o dia 10/11/2015

Após esta data o valor será de R$ 540,00

INSCRIÇÃO


Guy Veloso exibe em workshop seu percurso de mais de 20 anos de fotografia, passando pelos projetos que resultaram mostras nacionais e internacionais, em especial, o ensaio Penitentes, exibido na 29ª Bienal de São Paulo. Guy Veloso comumente realiza workshops e palestras no país e exterior.


Realizado desde 2011, foi levado a São Paulo (Sesc Belenzinho), Brasília (3 Olhares), Belém (Fotoativa, Museu da UFPA/Salão Diário Contemporâneo e Museu de Arte Sacra/Salão Arte Pará), Rio de Janeiro (Ateliê Oriente) e São Paulo (Estúdio Madalena).


Do Poético ao Prático: Fotografia Documental” é destinada a fotógrafos e estudantes avançados de fotografia. A parte técnica não é aboradada, e sim, a análise de um projeto temático de média e longa duração, desde a sua concepção, passando por fases como a pesquisa, a realização, a exibição e a pós-produção. Os participantes também são estimulados a identificarem temas de ensaios fotográficos, diferenciando as formas de abordagem de personagens, além de contarem com informações sobre como valorizar e editar um portfólio e produzir projetos para salões e concursos.


Algumas de suas turmas formaram Coletivos Fotográticos que hoje realizam ensaios e exposições. Uma delas, “Somos o Norte”, foi a primeira exposição feita no país sobre as históricas manifestações ocorridas em junho de 2013​​.


Yao_wik_Guy_veloso_documentaryphotography-92.jpg

SOBRE O MINISTRANTE: Guy Benchimol de Veloso nasceu (1969) e trabalha em Belém-Pará, metrópole de 1,5 milhões de habitantes no coração da Amazônia. De formação acadêmica em Direito (1991), é fotógrafo independente desde 1988.

Seu trabalho já recebeu publicações nacionais e internacionais, e compõe os acervos da “University of Essex Collection of Latin American Art”, Colchester-Inglaterra; “Coleção Nacional de Fotografia”, Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Museu de Fotografia de Curitiba-PR; Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro-RJ, Coleção Rosely Nakagawa e Coleção Joaquim Paiva/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Para Rubens Fernandes Júnior, professor e curador especializado de fotografia, “as imagens de Guy Veloso surpreendem pelo non sense, pelo surreal, pela completa dissonância entre o mundo real e o outro mundo”. Paulo Máttar, curador e crítico de arte, segue o mesmo raciocínio: “interessante um certo desconforto, um certo estranhamento que provocam”.



Já o fotógrafo e curador Walter Firmo, revela: “a arte de Guy Veloso está em retransmitir sinais febris de uma horda encantada com a fé”. Texto na íntegra (Menu acima). Já em 1998 realizou (com apoio técnico de Antonio Fonseca) a primeira vernissage transmitida ao vivo pela Internet no Brasil, uma das pioneiras do gênero no mundo. Em 2007 foi tema de um documentário para TV dirigido por Débora 70. Em 2005 inicia trabalho paralelo como curador de mostras fotográficas. No mesmo ano, integra o livro “Fotografia no Brasil, Um olhar das Origens ao Contemporâneo”, de Angela Magalhães e Nadja Peregrino. Estas mesmas pesquisadoras ditaram: “sua obra é permeada por um grafismo e luminosidade laboriosamente trabalhados, evidenciando um apuro técnico e a paixão pela linguagem fotográfica”. “Os ensaios de Guy Veloso convidam a uma experiência falaciosa. O chamamento parece sempre para o assunto, mas o discurso é sempre a própria cor como tônus do virtual”, conclui Paulo Herkenhoff, curador e crítico de arte.


Algumas de suas turmas formaram Coletivos Fotográticos que hoje realizam ensaios e exposições. Uma delas, “Somos o Norte”, foi a primeira exposição feita no país sobre as históricas manifestações ocorridas em junho de 2013.


Veja o curso feito em Brasília na Três Olhares.

Veja a homenagem feita pelo grupo ao professor em 2013.

Vídeo sobre curso dado em Brasília na Três Olhares.

Vídeo sobre a primeira exposição no país sobre as manifestações de 2013.

Site do fotógrafo: www.fotografiadocumental.com.br